domingo, 24 de julho de 2011

A DESCIDA DE JESUS AO INFERNO


 

 

 

 

 

 

 

 

 

I



 Convite de
José. Disse José: “E por que vos admirais de que Jesus tenha ressuscitado? Isso não é nenhuma maravilha; a maravilha está no fato de que não foi só ele que ressuscitou, porque muitos outros mortos ressuscitaram e apareceram, em Jerusalém, a muitas pessoas. E, se até agora não conheceis outros, conheceis ao menos Simeão, que recebeu Jesus, e seus dois filhos, que ele ressuscitou; ao menos esses conheceis. Nós os sepultamos recentemente, e agora seus sepulcros foram vistos abertos, e eles estão vivos e habitam em Arimatéia”. Mandaram então alguns homens, os quais viram seus sepulcros abertos e vazios. José exclamou: “Vamos encontrá-los em Arimatéia”.
[2] Dois ressuscitados.* Levantaram-se, então, os sumos sacerdotes Anás e Caifás, José, Nicodemos, Gamaliel e outros com eles e foram a Arimatéia e encontraram aqueles dos quais tinha falado José. Fizeram uma oração, saudaram-se mutuamente, voltaram com eles para Jerusalém, conduziram-nos para a sinagoga e trancaram as portas; depois puseram no meio o Antigo (Testamento) dos judeus, e os sumos sacerdotes lhes disseram: “Queremos que jureis pelo Deus de Israel e por Adonai e digais assim a verdade sobre o modo pelo qual fostes ressuscitados e sobre quem vos fez ressurgir dos mortos”.
[3] Ouvindo isso, os homens que tinham ressuscitado fizeram o sinal da cruz no rosto e disseram aos sumos sacerdotes: “Dai-nos papel, tinta e pena!” Depois que lhes foram dados, sentaram-se e escreveram assim:
II
[1] ‘Senhor Jesus Cristo, ressurreição e vida do mundo, dá-nos a graça de falar de tua ressurreição e das obras maravilhosas que fizeste no Hades. Abraão, Isaías, João Batista. *Habitávamos então no Hades com todos os mortos da eternidade. E na hora de meia-noite naqueles lugares escuros surgiu e resplandeceu uma luz como a do Sol, ficamos todos iluminados e nos vimos um ao outro. Subitamente nosso pai Abraão e com ele os patriarcas e os profetas ficaram cheios de alegria e disseram um ao outro: “Esta luz vem de grande luzeiro”. O profeta Isaías, que estava presente, disse: “Esta luz vem do Pai, do Filho e do Espírito Santo, como profetizei quando estava entre os vivos, dizendo: A terra de Zabulon e a terra de Neftali, o povo sentado nas trevas, viu uma grande luz”‘.
[2] Depois, do deserto para lá, para o meio deles, veio um asceta, e os patriarcas lhe perguntaram: “Quem és tu?” Ele respondeu: “Eu sou João, o último dos profetas, aquele que aplanou os caminhos do Filho de Deus e anunciou ao povo a penitência para a remissão dos pecados. Veio a mim o Filho de Deus e, vendo-o, de longe, eu disse ao povo: ‘Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo’. Com minhas mãos eu o batizei no rio Jordão e vi, como pomba, o Espírito Santo descer sobre ele e ouvi a voz de Deus Pai dizer a ele: ‘Este é meu Filho dileto, no qual me comprazi’. Por isso ele me mandou também a vós, para anunciar-vos que o unigênito Filho de Deus vem aqui embaixo, a fim de que quem crê nele seja salvo, e quem não crê seja condenado. Digo, pois, a todos vós que o venereis, logo que o virdes, já que a vós só agora é concedido um tempo de penitência por vós, pelos ídolos que venerastes no mundo vão e pelos pecados que cometestes; e é impossível que isso aconteça em outro tempo.
III
[1] Adão e a árvore da misericórdia. *Enquanto João estava assim ensinando àqueles do Hades, o primeiro criado e o primeiro pai, Adão, ouviu, também ele, e disse a seu filho “Set, meu filho, quero que digas aos primeiros pais e aos profetas onde te mandei quando caí na doença da qual morri”. Disse então Set: “Profetas e patriarcas, ouvi! Meu pai Adão, o primeiro criado, quando chegou ao fim, mandou-me fazer uma oração a Deus na imediata proximidade da porta do paraíso, a fim de que eu fosse conduzido por um anjo à árvore da misericórdia, para pegar o óleo e ungir meu pai, e fazê-lo ressurgir de sua enfermidade. E foi o que fiz. Depois da oração veio um anjo do Senhor e me disse: ‘Que coisa pedes, Set? Pedes o óleo que faz ressurgir os enfermos ou a árvore da qual escorre esse óleo para a enfermidade de teu pai? Isso agora não se pode encontrar. Vai, pois, e dize a teu pai que, depois que se completarem cinco mil e quinhentos anos da criação do mundo, descerá sobre a terra o unigênito Filho de Deus feito homem: ele o ungirá com esse óleo e ele ressurgirá; com água e Espírito Santo limpará tanto a ele quanto a seus descendentes e então curará de toda doença. Agora, porém, isso é impossível’”. Ouvindo isso, os patriarcas e os profetas se alegraram muito.
IV
[1] Altercação entre Satanás e o Hades.* E enquanto todos se regozijavam com essa alegria, veio Satanás, o herdeiro das trevas, e disse ao Hades: “Ó tu, que devoras tudo e és insaciável, ouve as minhas palavras! Por artifício meu, os judeus puseram na cruz certo Jesus, da estirpe dos judeus; ele chama a si mesmo de Filho de Deus, mas é homem, e agora, que está acabado, está prestes a ser fechado aqui. Sei que ele é homem e ouvi-o dizer: ‘A minha alma está terrivelmente triste até a morte’. No mundo de cima, quando vivia com os mortais, fez-me muito mal. Onde quer que encontrasse servos meus, perseguia-os, e curava, só com uma palavra, aqueles que eu tinha tornado aleijados, cegos, leprosos, coxos e semelhantes, e, só com a palavra, deu vida a muitos que já estavam prontos para ser sepultados”.
[2] O Hades disse: “É mesmo tão poderoso que, só com a palavra, faz tais coisas? E, se é assim, podes tu resistir a ele? Parece-me que ninguém poderá resistir-lhe. Tu dizes que ouviste que ele estava temeroso da morte; mas ele disse isso para rir e zombar de ti, querendo agarrar-te com mão forte. E ai, ai de ti eternamente, para sempre!” Satanás respondeu: “Ó tu, que devoras tudo e és insaciável, tens tanto medo por causa do que ouviste a respeito de nosso inimigo comum? Eu não tive medo, mas o entreguei aos judeus, que o pregaram na cruz e lhe deram para beber vinagre e fel. Prepara-te, pois, para agarrá-lo fortemente quando ele vier”.
[3] O Hades respondeu: “Ó herdeiro das trevas, filho da perdição, diabo, tu me disseste agora mesmo que, só com a palavra, ele deu vida a muitos que já estavam prontos para ser sepultados; se ele livrou outros do sepulcro, como e com qual força poderá ser segurado junto de nós? Na verdade, pouco tempo atrás eu engoli um morto de nome Lázaro, e pouco tempo depois alguém dentre os vivos o arrancou de minhas vísceras, só com a palavra. Penso que este seja aquele do qual falaste. Temo, pois, que, se o recebermos aqui, poremos em perigo também os outros. Engoli todos os homens desde o começo, mas eis que estão agitados, e sinto dores no estômago. Para mim não é um bom sinal aquele Lázaro, que me foi arrebatado; ele fugiu de mim não como morto, mas como águia; a terra o expeliu para fora instantaneamente assim. Esconjuro-te, por isso, por tudo o que é caro a ti e a mim, que não o conduzas para aqui embaixo. Porque penso que (se ele vier) virá para ressuscitar todos os mortos. Digo-te isto: pelas trevas que nos cercam, não o tragas para aqui embaixo, do contrário não permanecerá em mim mais nenhum morto”.
V
[1] Abri as portas!* Enquanto Satanás e o Hades falavam assim entre si, ouviu-se uma voz forte como trovão, a qual dizia: “Levantai vossas portas, ó príncipes, abri vossas portas eternas, e entrará o rei da glória”. O Hades ouviu e disse a Satanás: “Sai e resiste-lhe, se podes!” Satanás saiu, e o Hades disse aos seus demônios: “Reforçai bem as portas de bronze, colocai as trancas de ferro, observai todas as fechaduras e vigiai todos os pontos. Se ele entrar aqui, ai de nós!”
[2] Ouvindo isso, os primeiros pais começaram a desprezá-lo, dizendo: “Ó tu, que devoras tudo e és insaciável, abre, a fim de que possa entrar o rei da glória!” O profeta Davi disse: “Não sabes, ó cego, que, quando eu vivia no mundo, profetizei esta palavra: ‘Levantai vossas portas, ó príncipes?’” Isaías disse: “Iluminado pelo Espírito Santo, eu previ e disse: ‘Os mortos ressurgirão, e aqueles que estão nos túmulos serão despertados, e se alegrarão os que se encontram na terra’; e: ‘Onde está teu aguilhão, ó morte? Onde está tua vitória, ó Hades?’”
[3] Veio então uma voz que dizia: “Abri as portas!” Ouvindo essa voz pela segunda vez, o Hades respondeu como se não o conhecesse, dizendo: “Quem é esse rei da glória?” Os anjos do Senhor lhe responderam: “Um Senhor forte e poderoso, um Senhor poderoso na guerra!” A essas palavras, as portas de bronze foram logo quebradas e reduzidas a pedaços, as barras de ferro foram pulverizadas, e todos os mortos, ligados com cadeias, foram libertados, e nós com eles. E entrou, como um homem, o rei da glória, e foram iluminadas todas as trevas do Hades.
VI
[1] Satanás ligado até a segunda vinda. *O Hades lhe gritou logo: “Fomos vencidos, ai de nós! Mas quem és tu, que tens tal autoridade e poder? Quem és tu, que, sem pecado, vieste aqui? Tu, que pareces pequeno e podes fazer grandes coisas; és humilde e alto, servo e senhor; soldado e rei, e exerces tua autoridade sobre os mortos e os vivos? Foste pregado na cruz, depositado no sepulcro, e agora estás livre e destruiste todo o nosso poder. És tu Jesus, do qual nos falou o arquissátrapa Satanás e que, por meio da cruz e da morte, estás para herdar o mundo todo?”
[2] Depois o rei da glória agarrou pela cabeça o arquissátrapa Satanás e o entregou aos anjos, dizendo: “Prendei-lhe com cadeias de ferro mãos e pés, pescoço e boca. Depois entregai-o ao Hades, dizendo: ‘Conserva-o preso até minha segunda vinda!’”
VII
[1] *Preso Satanás, o Hades lhe disse: “Ó Beelzebul, herdeiro do fogo e do tormento, inimigo dos santos, que foi que te forçou a determinar a morte, na cruz, do rei da glória, de modo que viesse destronar-nos? Olha em volta e vê que não nos restou nenhum morto e que, todos os que ganhaste por meio do lenho do conhecimento, perdeste pelo lenho da cruz e que toda a tua alegria se transformou em tristeza; querendo dar a morte ao rei da glória, deste a morte a ti mesmo. Tendo-te eu recebido para manter-te bem seguro, aprenderás por experiência quais males te enviarei.
[2] Ó arquidiabo, princípio da morte, raiz do pecado, acabamento de todo mal, que coisa encontraste de mal em Jesus para te empenhares em sua destruição? Como ousaste fazer mal tão grande? Como pudeste ansiar por introduzir nestas trevas tal homem, deixando que ele tirasse de ti todos os que morreram desde o início?”
VIII
[1] O rei da glória e Adão. *Enquanto o Hades falava assim com Satanás, o rei da glória estendeu a mão, agarrou e pôs de pé o primeiro pai, Adão; dirigiu-se, depois, a todos os outros e disse: “Para trás de mim, vós todos que morrestes por causa do lenho tocado por este! Eis que eu vos faço ressurgir por meio do lenho da cruz”. Assim sendo, mandou-os todos para fora, enquanto nosso primeiro pai, Adão, foi visto cheio de alegria e dizendo: “Agradeço-te por tua grandeza, ó Senhor; tirando-me do profundíssimo Hades”. Também todos os profetas e os santos disseram: “Agradecemos-te, ó Cristo, Salvador do mundo, porque tiraste nossa vida da corrupção”.
[2] Depois que eles se tinham expressado assim, o Salvador abençoou Adão com o sinal da cruz na fronte, fez a mesma coisa aos patriarcas, profetas, mártires e primeiros pais e, tomando-os, subiu do Hades. Enquanto ele continuava o caminho, os pais o seguiam, salmodiando e dizendo: “Bendito aquele que vem no nome do Senhor! Aleluia! A ele a glória de todos os santos”.
IX
[1] Encontro com dois anciãos. *Prosseguindo o caminho para o paraíso, segurou pela mão o primeiro pai, Adão, e confiou-o e todos os justos ao arcanjo Miguel. Quando entravam pela porta do paraíso, vieram ao seu encontro dois anciãos, aos quais disseram os santos pais: “Quem sois vós, que não passastes pela morte, nem descestes ao Hades, mas viveis no paraíso com alma e corpo?” Um deles respondeu: “Eu sou Henoc, aquele que agradou a Deus, pelo qual fui transferido para cá. E este é Elias, o tesbita. Viveremos até o fim do mundo, quando seremos mandados por Deus para resistirmos ao anticristo e sermos mortos por ele. Mas também para ressuscitarmos depois de três dias e sermos tomados nas nuvens e irmos ao encontro do Senhor”.
X
[1] Encontro com o bom ladrão.* Estavam eles falando assim quando veio outro homem, humilde, carregando uma cruz sobre os ombros. Perguntaram a ele os santos pais: “Quem és tu, que tens a aparência de predador?” Respondeu-lhes: “Como dizeis, no mundo eu era predador e ladrão, por isso os judeus me prenderam e me condenaram à morte na cruz junto com nosso Senhor Jesus Cristo. Enquanto ele pendia da cruz, eu, vendo os sinais que se realizavam, acreditei nele e lhe disse: ‘Senhor, não te esqueças de mim quando reinares!’ E logo ele me respondeu: ‘Em verdade, em verdade, eu te digo que hoje estarás comigo no paraíso’.
[2] Carregando, pois, minha cruz, vim para o paraíso, encontrei o arcanjo Miguel e lhe disse: ‘O Senhor nosso Jesus, que foi crucificado, mandou-me para cá; conduze-me, pois, à porta do Éden’. Quando a espada flamejante viu o sinal da cruz, abriu-me e entrei. Então o arcanjo me disse: ‘Espera um pouco, já que está vindo Adão, o primeiro pai do gênero humano, com os justos para entrar aqui. E agora, vendo-vos, vim ao vosso encontro”‘. Quando os santos ouviram essas coisas, gritaram todos em alta voz: “Grande é o Senhor nosso e grande é seu poder!”
XI
[1] Os ressuscitados batizados no Jordão. *Nós dois, irmãos, vimos e ouvimos todas essas coisas e fomos mandados pelo arcanjo Miguel e encarregados de anunciar a ressurreição do Senhor, mas, antes ainda, fomos incumbidos de ir ao Jordão e ser batizados; para lá nos dirigimos e fomos batizados com outros mortos ressuscitados. Depois viemos a Jerusalém e terminamos a Páscoa da ressurreição. Mas agora não nos podemos entreter neste lugar. O amor de Deus Pai, a graça do Senhor nosso Jesus Cristo e a comunhão do Espírito Santo estejam com vós todos.
[2] Eles escreveram assim, selaram os rolos e entregaram um ao sumo sacerdote, e o outro a José e Nicodemos. E logo desapareceram, para a glória do Senhor nosso Jesus Cristo. Amém.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário