quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

O Martelo das Bruxas










Biblioteca: Malleus Maleficarum — O Martelo das Bruxas (em português)





4 de outubro de 2010



By 








Um acon­tec­i­mento que man­chou a história da humanidade e que per­manece, até os dias de hote, na cul­tura pop­u­lar foi a “caça às bruxas”, a inquisição, a fogueira e os inter­ro­gatórios cruéis e desumanos aos quais os acu­sa­dos eram submetidos.
O que pouca gente, de fato, sabe é que todos esses atos hedion­dos estavam basea­dos num texto chave chamado “Malleus Malefi­carum”, ou, em por­tuguês, O Martelo das Bruxas, com­pi­lado pelos inquisidores alemães Hein­rich Krae­mer e James Sprenger em 1487.
O Martelo das Bruxas ou O Martelo das Feiti­ceiras é uma espé­cie de man­ual de diag­nós­tico para bruxas, pub­li­cado em 1487, dividindo-se em três partes: a primeira ensi­nava os juízes a recon­hecerem as bruxas em seus múlti­p­los dis­farces e ati­tudes; a segunda expunha todos os tipos de male­fí­cios, classificando-os e explicando-os; e a ter­ceira regrava as for­mal­i­dades para agir “legal­mente” con­tra as bruxas, demon­strando como inquiri-las e condená-las.

















Um comentário:

  1. Inquisição sem comentários , era a igreja fazendo política em cima do nome de Deus , pois os inquisidores matavam quem bem entendessem .

    ResponderExcluir