Biblioteca: Malleus Maleficarum — O Martelo das Bruxas (em português)

Um acontecimento que manchou a história da humanidade e que permanece, até os dias de hote, na cultura popular foi a “caça às bruxas”, a inquisição, a fogueira e os interrogatórios cruéis e desumanos aos quais os acusados eram submetidos.
O que pouca gente, de fato, sabe é que todos esses atos hediondos estavam baseados num texto chave chamado “Malleus Maleficarum”, ou, em português, O Martelo das Bruxas, compilado pelos inquisidores alemães Heinrich Kraemer e James Sprenger em 1487.
O Martelo das Bruxas ou O Martelo das Feiticeiras é uma espécie de manual de diagnóstico para bruxas, publicado em 1487, dividindo-se em três partes: a primeira ensinava os juízes a reconhecerem as bruxas em seus múltiplos disfarces e atitudes; a segunda expunha todos os tipos de malefícios, classificando-os e explicando-os; e a terceira regrava as formalidades para agir “legalmente” contra as bruxas, demonstrando como inquiri-las e condená-las.
Inquisição sem comentários , era a igreja fazendo política em cima do nome de Deus , pois os inquisidores matavam quem bem entendessem .
ResponderExcluir